Páginas

2ª-feira da 4ª Semana do Tempo Comum

Mc 5, 1-20

“O que queres de mim, Jesus Filho do Deus Altíssimo?”

De fato Jesus é verdadeiramente o Deus da vida, da cura e da libertação. Nunca deixou de ir ao encontro dos oprimidos, dos pobres e sofredores. Sua presença é incômoda até as forças do mal (Mc 5,7). Há também na nossa sociedade de hoje, as forças do mal que não gostam do grito do faminto, em favor da justiça, da solidariedade, da paz e do estrangeiro, porque estão acostumados com a dominação. Porém ninguém deve deter a verdade de Cristo.

Hoje, como nos conta o evangelista Marcos, o Filho do Deus Altíssimo encontra alguém que carrega em profundidade muitas forças da dominação (o Espírito mau). A intervenção libertadora de Jesus envia Legião (força do mal) para o mar, recordando o Egito que perseguira os hebreus liderados por Moisés (15,4). A Palavra do Senhor nos resgata para a vida e nos liberta. É, portanto, fonte de Salvação.

O fato de Jesus Cristo ir “a outras cidades”, demonstra que a Boa Nova é dinâmica e que a Salvação é para todos. Por isso, quem a encontrou deve anunciá-la, pois como diz o Papa Francisco, é a “Igreja em Saída”. Em Cristo todos encontram acolhimento e cura, como este homem liberto da força do mal.